image

Abertura de Empresas nas Cidades Inteligentes

A abertura de empresas em cidades inteligentes se destaca pela relevância da transformação digital para impulsionar o empreendedorismo, que atua como catalisador da qualidade de vida nas cidades. A atividade empresarial não apenas gera impactos diretos, como impostos e empregos, mas também desencadeia benefícios indiretos, como o aumento dos rendimentos da população e o crescimento do comércio local.

Este documento aponta os desafios enfrentados pelos empreendedores paulistas, evidenciando que São Paulo se encontra na penúltima posição entre os estados brasileiros no que diz respeito à facilidade para abrir uma empresa. A burocracia resulta em um tempo médio de 43,5 horas para viabilidade e registro de uma nova empresa no estado, posicionando-se acima da média nacional de 23 horas.

Diante desse cenário, o Governo do Estado de São Paulo lança o programa Facilita SP, visando desburocratizar e agilizar a abertura de novos negócios e estabelece como meta, tornar-se o maior polo de liberdade econômica para novos negócios no País. Entre as ações do programa, destaca-se a mudança na classificação de risco de diversas atividades econômicas e a implementação da Análise Automática de Viabilidade do Uso do Solo a partir de fevereiro de 2024. Tais medidas aumentam a responsabilidade das prefeituras na análise da viabilidade do solo, considerando as características específicas de cada município.

Nesse contexto, o sistema Mitra Empresa Fácil traz uma solução moderna e integrada, já implementada em 23 cidades paulistas. O Empresa Fácil utiliza inteligência geográfica para realizar uma análise digital rigorosa dos pedidos de viabilidade, garantindo agilidade sem comprometer a segurança. Além disso, destaca-se a Sala de Situação do Mitra Empresa Fácil, um dashboard que fornece dados estratégicos em tempo real, auxiliando os gestores municipais na tomada de decisões e planejamento.



O Mitra Empresa Fácil não apenas agiliza a abertura de novos negócios, mas também contribui para a regularização de atividades informais, gerando uma nova fonte de renda para os municípios. É uma solução abrangente, confiável e eficaz para impulsionar o empreendedorismo nas cidades inteligentes.

Saiba mais acessando o arquivo completo aqui